- Compiladores
Puramente, são softwares destinados a traduzir um código-fonte escrito em linguagem de alto nível para uma linguagem de baixo nível. A compilação normalmente gera, ao final, um arquivo executável que se não for escrito devidamente durante a elaboração do programa, pode comprometer o resultado final. Delphi, Rust, C++ e Swift figuram na lista de tipicamente compiladas.
- Interpretadores
Curiosidade: Existe um compilador JIT que é a mescla de compilador e interpretador. Ou seja, não exclusivamente compila nem exclusivamente interpreta. O compilador Just-In-Time (JIT) atua em tempo de execução, isso melhora o desempenho de aplicativos. Esse é aplicado nos compiladores de Java, por exemplo, em que primeiro compila bytecodes (código intermediário) para depois serem interpretados por um JVM (Java Virtual Machine), durante a execução do programa. Isso significa que o melhor dos dois tradutores é pego e usado em um só programa.
Interessante saber sobre as diferenças entre compiladores e interpretadores. São termos que nós estamos utilizando e dizendo, mas a maioria das vezes não sabemos as diferenças, e isso é muito importante. Foi esclarecedor, obrigada!
ResponderExcluir