Antes de vermos o Linux em si, temos que saber o que é código aberto.
Código Aberto:
É um modelo de desenvolvimento criado em 1998, que promove o licenciamento livre para o design ou esquematização de um produto, e a redistribuição universal desses, com a possibilidade de livre consulta, examinação ou modificação do produto, sem a necessidade de pagar uma licença comercial, promovendo um modelo colaborativo de produção intelectual.
Possuindo como características: Livre distribuição, Código fonte, trabalhos derivados, falta de discriminação, distribuição de licença, etc.
Gnu/Linux:
Linux é o núcleo do sistema operacional, programa responsável pelo funcionamento do computador, que faz a comunicação entre hardware e software. O conjunto do kernel e demais programas responsáveis por interagir com este é o que denominamos sistema operacional. O kernel é o coração do sistema. Foi desenvolvido pelo engenheiro de software Linux Torvalds, baseando-se em um sistema tipo Unix chamado Minix.
Os principais programas responsáveis por interagir com o kernel foram criados pela fundação GNU. Por este motivo é mais correto nos referenciarmos ao sistema operacional como GNU/Linux ao invés de apenas Linux. Então, GNU e Linux possuem uma ligação muito forte, principalmente por conta do software livre e código aberto.
Linux possui várias distribuições (distros) criadas pela comunidade em geral, porém alguns dos distros mais conhecidos são : Ubuntu,Mint e Debian. Atualmente o kernel linux ainda continua a receber atualizações, além de sua grande comunidade que sempre continua a criar novos distros e a criar códigos abertos para todos.

Tux, mascote do Linux
Fontes:
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/GNU-e-Linux-amigos-para-sempre
https://www.vivaolinux.com.br/linux/
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto
Olá Leandro e membros do GT9.
ResponderExcluirOntem os membros do GT8 decidiram, afinal, apresentar o GT8 na semana que vem. Dessa forma, a apresentação de vocês ficará para a próxima semana, ok?
Bons caminhos,
R