sábado, 27 de julho de 2019

JAILBREAK

Jailbreak

     Antes de falarmos do método em si, vamos entender o significado do termo "Jailbreak". Em uma tradução livre e literal, "Jailbreak" significa "fugir da prisão", e representa uma metáfora para o ato de burlar as restrições impostas por uma empresa em seus dispositivos, adicionando funcionalidades não oficiais a eles. O método, desenvolvido por grupos hackers, tem sido comumente relacionado aos dispositivos da Apple e ao seu sistema operacional móvel, o iOS, devido à grande popularidade que o processo ganhou entre esses usuários. Entretanto, é possível realizar o Jailbreak para "desbloquear" outros aparelhos, como no Playstation 4, da Sony, ou o Xbox One, da Microsoft, por exemplo.  

     O Jailbreak tem como principal objetivo adicionar recursos extras a um dispositivo, seja por meio da instalação de softwares não autorizados ou pela habilitação de funcionalidades bloqueadas. No caso do iOS, o Jailbreak permite que usuários de iPhonesiPads e iPods Touch tenham mais liberdade para utilizar seus aparelhos a sua maneira, sem limitações por parte da fabricante. Apesar de parecer complexo, fazer o jailbreak costuma ser bastante simples. Isso porque, os hackers se empenham para criar um processo fácil. Com o passar do tempo a Apple começou a achar maneiras mais efetivas de evitar o processo, fazendo modificações no próprio hardware do aparelho. As versões mais recentes se mostraram mais resistentes a tais modificações. 


     Ao fazer um Jailbreak, você fica livre não só das limitações impostas pela empresa, como também de sua proteção - os dispositivos ficam mais suscetíveis a códigos e aplicações maliciosas de terceiros.  A Apple é contra o Jailbreak, assim como qualquer tipo de modificação não autorizada por ela. Por consequência, e como forma de coibir tal prática, a empresa adverte os usuários quanto à perda da garantia para aparelhos desbloqueados.

Existem dois tipos de jailbreak: o tethered e o untethered:

Tethered: uma vez feito o jailbreak no aparelho, você não poderá reiniciá-lo ou desligá-lo. Caso isso aconteça, será necessário refazer todo o processo mais uma vez.
Untethered: mais estável e prático, o jailbreak unthetered permanece ativo no iPhone mesmo que você o desligue ou o reinicie.
REFERÊNCIAS
O QUE É JAILBREAK. Disponível em: <https://canaltech.com.br/ios/O-que-e-jailbreak/>. Acesso em: 27 Jul. 2019.
JAILBREAK. Disponível em: <https://tecnoblog.net/228831/jailbreak-fim-modmyi-macciti/>. Acesso em: 27 Jul. 2019.
JAILBREAK. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/o-que-e-jailbreak.html>. Acesso em: 27 Jul. 2019.

Um comentário:

  1. Não sabia que haviam práticas como essa, injusto com uma desenvolvedora você tirar as restrições de um aplicativo independente delas parecerem abusivas ou não.

    ResponderExcluir