terça-feira, 28 de maio de 2019

Classificações das Linguagens de Programação


Antes de introduzir a importância e o funcionamento dos compiladores e interpretadores, é fundamental estar ciente da distinção dos dois grandes tipos de linguagens, as de alto nível e as de baixo nível.


  •     Linguagem de programação


Apesar da existência de diversas linguagens de programação, cada uma delas é destinada a funções e objetivos distintos. Em geral, a definição da linguagem de programação é a tentativa de comunicação humana com os computadores, através do fornecimento de comandos à máquina.



Normalmente, durante o ato de programar, é de imediato o desejo de querer digitar as instruções em uma forma "humana" e esperar a resposta direta do computador. No entanto, é necessário que haja uma adaptação durante a escrita do código à maneira como a linguagem escolhida opera. Isso porque, o computador não é capaz de compreender pedidos humanos apresentados diretamente na linguagem natural. Logo, surge a necessidade da aplicação das linguagens de alto e baixo nível, porque essas funcionarão como "pontes" entre o homem e a máquina.


  1. Linguagem de Alto Nível
A linguagem de alto nível é a que se mais aproxima da linguagem natural. Mesmo com variações entre as diferentes linguagens de alto nível, o código ainda é facilmente compreendido pelos humanos (abstração alta).

Exemplos: JavaScript,Python, Ruby, C#, PHP, entre outros.




 2. Linguagem de Baixo Nível

As linguagens de baixo nível se aproximam da linguagem da máquina e, portanto, possuem códigos com baixa abstração (de difícil compreensão pelos humanos). Eles, geralmente, são provenientes da transformação, através de um compilador ou interpretador, de um código de alto nível. Uma vez que as ordens foram traduzidas ao baixo nível de linguagem, elas são enviadas diretamente para o processador do computador para que ele execute a tarefa inicial. Como representantes, temos as linguagens: Assembly e de máquina (binário ou hexadecimal).



Assim, pode-se facilmente observar a sequência mais comum de transformações das linguagens:


Humano ➱ L. de Alto N. ➱ C/I  ➱ L. de Baixo N. ➱ Máquina


Entretanto, nada impede que a escrita do código comece a partir do fim dessa ordem convencional. Na verdade, é bom citar algumas distinções, no que se refere à linguagem (de alto ou baixo nível) em que será iniciada a codificação:


➤ Alto Nível:

  •  Codificação facilitada
  •  Menor custo de manutenção e elaboração de programas



➤ Baixo Nível:

  •  Codificação dificultada
  •  Processamento rápido para grandes dados




Visto isso, percebe-se que é papel do programador decidir, baseado na análise dos parâmetros dos problemas, qual será a melhor opção para atingir o objetivo computacional da forma mais conveniente e prática.





Referências: https://becode.com.br/linguagens-alto-nivel-x-baixo-nivel/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o_de_alto_n%C3%ADvelhttp://www.programador.com.br/linguagens-de-programacao.html






2 comentários:

  1. Vale ressaltar que também possui outros critérios para classificar as linguagens de programação. Entre elas pode ser: compilada ou interpretada, ao por meio do suporte à orientação a objeto parcial, total ou não ter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela interação!

      De fato, existem outras classificações para as linguagens de programação. No entanto, procurei abordar, nesse post, sobre a classificação mais abrangente das linguagens, pois ela envolve o entendimento dos compiladores e interpretadores. A partir da próxima postagem, aprofundarei melhor a diferença entre eles e sua relação com a linguagem de alto e baixo nível, fique ligado!

      Excluir