sexta-feira, 17 de maio de 2019

Programa, Software e Sistema


   Como foi sugerido, no post anterior, resolvi separar um post só para eles. De forma que, fique bem claro o conceito de cada um.
    Vamos começar falando então daquilo que mais confunde, qual a principal diferença entre um Programa e um Software?
   Um Programa, basicamente, é uma série de procedimentos precisos que se transformam em um conjunto de instruções e que serão executadas pelo computador, resultando em um comportamento desejado.
   Já o Software utiliza um conjunto de instruções, os programas, que serão interpretadas pelo computador (no caso, há possibilidade de envolver um interpretador que traduz o código para a língua do computador), englobando arquivos que serão distribuídos com as bibliotecas, bancos de dados e arquivos de configuração.
   Tendo em vista que os Programas são formados a partir de instruções, Softwares a partir de programas, temos então que um sistema se torna em um conjunto de softwares.
   Ainda não está claro? Calma. Vamos supor então que você tem uma rotina diária matinal, ao acordar você se levanta, toma um banho, veste-se, toma seu café matinal e escova os dentes para sair. Notou? As ações seriam os Programas, sua rotina seria o Software e seu dia, como um todo, se torna um sistema.
   Sendo assim, vamos então à interface, é aquilo que você vê ao utilizar o computador, que permite a interação entre máquina e usuário por meio de elementos visuais, como ícones e outros indicadores, sendo essa interação feita por mouse e teclado.

 

Referências:
 

Um comentário: